Candidíase Feminina e Ayurveda

Tempo de leitura: 3 minutos

Em termos técnicos candidíase é também conhecida por Monoliase Vaginal. A candidíase vaginal é uma infecção ocasionada por fungo, o Cândida ou Monília, que causa um corrimento espesso, grumoso e esbranquiçado, acompanhada geralmente de irritação no local.

Pode as vezes por conta ser transmitida, contudo mesmo que não tenha ocorrido ela pode se manifestar. Associado a imunidade ou a resistência do organismo baixa, se apresenta com um desconforto vaginal, mas na verdade já são as consequências de varias situações associadas

Alguns estudos indicam que o fungo pode estar na flora vaginal, assim, quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está baixa pode ocorrer a multiplicação do fungo e a manifestação dos sintomas.

As causas apresentam de forma variada

Estudos mostram que alguns fatores são facilitadores dessa micose:

  • Antibióticos;
  • Gravidez;
  • Diabetes;
  • Outras infecções (por exemplo, pelo vírus HIV); Deficiência imunológica;
  • Alterações hormonais. Medicamentos como anticoncepcionais e corticoides;
  • Relação sexual desprotegida com parceiro/acontaminado/;
  • Vestuário inadequado (roupas apertadas e biquínis molhados; lycra e roupa de academia que aumentam a temperatura vaginal);
  • Duchas vaginais em excesso.

Para o Ayurveda um fator determinante é a alimentação, associado ao estilo de vida com a baixa capacidade de digerir e eliminar corretamente determinados categorias de alimentos. Mas sem dúvidas, alguns alimentos são os grandes vilões que alimentam este fungo. São eles: açúcar refinado, sal, farináceos industrializados e refinados, álcool em excesso, carnes com baixo prana (congeladas e transportadas por longos percursos, etc.)

Não podemos esquecer que fatores de contaminação ambiental influenciam muito como o uso de absorventes descartáveis internos e até mesmo os descartáveis de uso externo.

Entre 20% a 25% dos casos de corrimentos genitais de natureza infecciosa têm como causa a Candidíase. Diz-se que 75% das mulheres têm essa infecção pelo menos uma vez na vida De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, Cerca de 60% das pacientes atendidas no Hospital Pérola Byington têm a doença.

A candidíase é muito comum entre mulheres modernas e gostaria de relacionar os sintomas mais comuns:
Na boca: dor e vermelhidão da boca e mucosa, bem como manchas brancas ou placas na mucosa da língua e da bochecha.
Na mucosa vaginal: comichão, vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, bem como uma secreção branca e espessa.
No intestino: excesso de gases associado à fadiga. Baixa energia, má digestão, problemas de pele, estados febris, sistema imune fraco e alergias alimentares.

Formas de evitar Candidíase Feminina pelo Ayurveda

  • Procurar evitar roupas apertadas e de material sintético;
  • Trocar as calcinhas de lycra por de algodão;
  • Não lavar a vagina e o anus com sabão “intimo”. Isso piora a flora local. Use somente água fria, ducha de preferencia, e óleo de coco. Sim, óleo de coco lhe será um grande aliado. Tanto em período de infestação como para evitar.
  • Procure manter uma alimentação equilibrada, longe de excesso de sal, açúcar e produtos
    industrializados; Consuma alimentos ricos em pró e pré bióticos.
  • Faça exercícios moderados;
  • Deixe que a vagina respire. Ela precisa de oxigênio. O quanto possível a deixe livre;
  • Procure por opções para segurar o sangue menstrual que não seja os absorventes descartáveis. Procure por coletores e absorventes de pano;
  • Em casos do uso de camisinha apresentar os sintomas de candidíase, procure as alérgenas. Elas existem no mercado um pouco mais caras, mas ainda em conta.

De forma simples e sem sair de casa, você agora pode aprender como montar um programa de Rotinas Saudáveis em sua vida.
Clique no Banner abaixo e saiba mais!

sabrina-redondo-email

 

Por Sabrina Alves, escritora, terapeuta, professora e consultora de ayurveda

Deixe aqui seus comentários:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.