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Há milhares de anos, em diversas tradições e culturas, a massagem é utilizada como fonte de cura, saúde e harmonia. Numa rápida passada em qualquer livraria no Brasil encontramos diversos livros especializados em massagem, mais somente nos últimos anos é que a grande maioria da população Brasileira começou a ouvir falar da massagem originaria da Índia ou conhecida como massagem ayurveda (ayurvédica).
Ainda não encontramos material rico sobre o assunto no Brasil, somente material que mais confunde o leitor do que ajuda no entendimento do assunto, e é exatamente isso que eu estarei através deste artigo tentando explicar melhor.
Na Índia a massagem é aplicada como hábito cultural diário, a massagem faz parte inerente da vida, da cultura, desde o nascimento, os casamentos e antes da morte. É muito comum vermos famílias aplicando massagem nos seus familiares assim como nas ruas, nas calçadas e nos templos, como algo diário e fazendo parte do cotidiano.
A massagem Ayurveda é originada na sabedoria milenar da Medicina Tradicional Indiana conhecida como Ayurveda. Medicina originaria e baseada nos milenares livros denominados VEDAS. O ayurveda em sua abordagem terapêutica utiliza diversos procedimentos tais como: plantas medicinais, dieta, exercícios físicos (asanas de yoga), meditação, astrologia védica (hindu), aromaterapia, gemoterapia (metais e gemas), cirurgia, psicologia, procedimentos de desintoxicação (Pancha Karma) e os Purva Karmas que é onde se encaixa a massagem ayurvédica como um de diversos procedimentos.
Nos dias atuais a grande população das principais nações do mundo, buscam um resgate da harmonia entre corpo e mente, que través de maus hábitos e um estilo nada saudável de vida durante muitos anos acabou se perdendo. O ayurveda e outras formas medicinais orientais trazem exatamente essa harmonia tão procurada pelos ocidentais. Segundo o ayurveda onde há harmonia existe saúde, onde há desarmonia, existe há doença. A palavra harmonia, neste contexto, refere-se à integração que temos com o meio ambiente (natureza), através de nossos 05 sentidos.
“Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doenças”
OMS – Organização Mundial da Saúde
Sem analisar o ser humano por completo, nossa saúde enfraquece e aparecem as doenças. O que infelizmente aconteceu com o decorrer do tempo e de estudos avançados da medicina moderna, é que o indivíduo é visto em partes e não por completo como no ayurveda e na medicina chinesa, que analisam o ser humano como ser individual e único.
No ayurveda o homem não só faz parte da natureza como vive em harmonia com ela 24 horas por dia. O ayurveda é baseado na construção do ser humano a partir dos cinco elementos fundamentais conhecidos como “Pancha Maha Bhutas” (fogo, terra, água, ar e éter ou akasha). Estes elementos expressam-se no organismo numa forma condensada, gerando três modelos constitutivos básicos que correspondem aos humores biológicos conhecidos como doshas (código energético original) ou tridoshas, conhecidos como: Kapha, Pitta e Vata.
Os doshas são os mecanismos que governam o nosso organismo. A junção dos elementos Éter (akasha) e Ar (vayu) manifesta-se o Vata Dosha. O Pitta Dosha é formado a partir dos elementos fogo (agni) e água (jala) e os elementos água (jala) e terra (pritivi) resultam no Kapha Dosha.
– Vata é o princípio do movimento no corpo, na mente e na consciência. É responsável por todo o movimento físico, o que inclui os sistemas de circulação interna e de eliminação, as mudanças em nossos pensamentos e emoções e até mesmo as alterações em nosso estado de consciência.
– Pitta é o princípio da digestão e da transformação. É responsável pela digestão dos alimentos no estômago e no trato intestinal, das partículas em nível celular e também pela “digestão” de nossos pensamentos e emoções. Pensamentos bem digeridos levam ao conhecimento intelectual; emoções bem digeridas levam à consciência intuitiva e ao auto-conhecimento. Quem mantém uma boa saúde e vive intelectualmente alerta e em paz com suas emoções se desenvolve e evolui com muito mais facilidade e rapidez. São os efeitos de uma “boa digestão”.
– Kapha é o princípio da lubrificação e da organização. Para que haja movimento e digestão é preciso que o organismo esteja perfeitamente lubrificado. Como o corpo não é simplesmente uma máquina, e sim um todo em constante modificação, resultante tanto da percepção interna quanto de estímulos externos, kapha também é responsável pela inteligência celular. É o que garante, por exemplo, que o coração irá exercer exclusivamente suas funções e não as de outros órgãos.
A presença de vata, pitta e kapha é que garante nossa existência física. Sem vata, por exemplo, não existiria o movimento. E até mesmo uma pessoa paralisada e em estado de coma precisa ter o movimento do sangue, do oxigênio e de secreções para continuar viva. Sem pitta não haveria digestão e todos passariam fome. Sem kapha não haveria lubrificação e nossos braços, pernas e corpos não se moveriam. Vata, pitta e kapha são os chamados doshas, que contêm a chave para o equilíbrio.
Trecho retirado do livro
“Se o meu médico diz que estou bem … Por que me sinto tão mal?
Editora Butterfly
Livro com revisão técnica de Erick Schulz
Quando em harmonia, os doshas desempenham diferentes funções no organismo e mantém sempre com saúde. Os doshas podem se encontrar em desarmonias por diversos fatores e sendo assim causar o aumento ou diminuição dessa energia no organismo, causando assim alterações patológicas no corpo físico que contribuem para o surgimento de doenças. Todos os três doshas estão presentes no ser humano, em diferentes quantidades. É no momento da concepção que as diferentes constituições das percentagens relativas entre vata, pitta e kapha são determinadas em nosso organismo.
Em nosso dia a dia podemos observar muito bem como isso tudo funciona, por exemplo, uma pessoa com excesso do vata dosha sofre emagrecimento, debilidade, aversão a frio, tremores, alterações no sistema nervoso, tonteira, formação de gases, mente avoada, intestino preso e seco, pele seca, cabelo quebradiço, secura no organismo e reumatismo. Já uma pessoa com desarmonia no pitta dosha apresenta olhos e pele amareladas, problemas de pele, fome em excesso, a sede aumenta, febre, intestino solto, calor corporal em excesso, inflamações, azia e queimação, irritabilidade e stress. Kapha em excesso gera digestão lenta (não confundir com a digestão normal do kapha que já é um pouco mais lenta que o normal), tosse com formação de mucosidade nos pulmões, sonolência, obesidade e preguiça.
(os exemplos citados a cima são somente para demonstrar como é um dosha em desarmonia. Uma pessoa com desarmonia em qualquer um dos doshas poderá encontrar semelhança em qualquer um dos exemplos, por isso sempre pedimos que procure um profissional qualificado)
A massagem ayurveda (ayurvédica) pode ser aplicada em qualquer pessoa, portanto que seja definido anteriormente o biótipo (dosha) da pessoa que irá receber o procedimento, para o caminhar tranqüilo do atendimento o profissional deve estar informado a respeito do estado de saúde real do seu cliente, para que assim possa estar realizando um trabalho harmonioso e alcançar os resultados adequados.
De acordo com os ensinamentos ayurvédicos a massagem é recomendada como prática diária, assim como comer e dormir. Ela equilibra o corpo e a mente, atuando nos níveis físico e psíquico. O hábito regular da massagem vitaliza o sistema circulatório, aumentando a circulação dos fluídos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover toxinas, melhora a pele, músculos e nervos, oxigena as células, auxiliando corpo e mente a obter e manter equilíbrio e saúde. Promove uma respiração mais profunda, atua no sistema linfático, sanguíneo e nervoso, estimula o intestino sendo excelente para prisão de ventre é anti radicais livres, melhora o apetite e ajuda o sono profundo.
O sistema linfático aumenta a circulação em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem.
A obstrução do fluxo de prana (energia vital) no organismo são as causadoras da maioria das dores pela visão do ayurveda. A fricção que é causada durante a massagem, gera calor no organismo e automaticamente a desobstrução destes canais e existe assim a liberação do fluxo, aliviando dores, tensões e um melhor fluxo energético no organismo.
A medicina ayurveda deixa bem claro que a massagem ainda nutre o organismo, ajuda em problemas mentais e emocionais, rejuvenesce, revigora e revitaliza, ajudando na virilidade e na virilidade masculina e evitando a frigidez feminina.
Existem poucas contra indicações para a massagem, mais todas sempre precisam ser muito bem observadas. O excesso de ama (toxina) no organismo é algo que sempre precisa tomar cuidado, como por exemplo: febres, resfriado, constipação. Outros fatores devem ser observados como a diabete, pressão sanguínea, problemas de pele, osteoporose entre outros. É recomendável a orientação médica experiente antes de receber massagem.
Materiais usados na massagem
Na massagem ayurveda é recomendado à utilização de óleos vegetais prensados a frio durante a massagem ou ervas para alcançar melhores benefícios. Os óleos são nutrientes para a pele, pois contêm proteínas e carboidratos que são absorvidos pela epiderme, retardam o envelhecimento proporcionando assim à prevenção a secura no organismo, devolve vida a pele e evita radicais livres.
Quando o óleo ou a erva é aplicado na pele à absorção se dá através dos espaços intercelulares e alcança os tecidos mais profundos, incluindo os ossos, sangue, músculo e outros. A massagem é um condutor direto e ajuda na absorção os óleos e ervas através da pele e no tratamento de todos os sete Dhatus (tecidos do corpo).
- Rasa Dhatu (Plasma e Linfa) contém os nutrientes que advêm da comida digerida e nutrem todos os tecidos, órgãos e sistemas.
- Rakta Dhatu (Sangue) governa a oxigenação em todos os tecidos e órgãos vitais e mantém a vida. (em específico, os glóbulos vermelhos)
- Mamsa Dhatu (Músculo) cobre os órgãos vitais frágeis, desempenha os movimentos das articulações e mantém o vigor físico do corpo.
- Meda Dhatu (Gordura e tecido conjuntivo) mantém a lubrificação e oleosidade de todos os tecidos.
- Asthi Dhatu (Ossos) dá suporte à estrutura do corpo.
- Majja Dhatu (Medula óssea e Nervos) preenchem os vãos ósseos e transportam os impulsos motores e sensoriais.
- Shukra e Artava Dhatu (Tecidos Reprodutores) o conteúdo e produto desses tecidos é Ojas (essência Vital e Imunidade). Ojas é produzido durante a nutrição de todos os tecidos e é um subproduto de Shukra/Artava Dhatus.
Os óleos e ervas deverão ser escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente, de acordo com as estações do ano e em função das necessidades particulares de cada indivíduo. Em todas as literaturas clássicas do ayurveda sempre é enfatizado a utilização correta dos óleos e ervas na massagem.
As ervas que são utilizadas são as mais variadas possíveis, tudo de acordo com o biótipo e função de cada uma, mais temos as mais conhecidas como o vacha/vaca ou conhecido no Brasil como vacandi (acorus calamus) ou ginseng brasileiro (pfafia paniculata). A massagem com os pós de ervas medicinais serve como dissipador das energias magnéticas e eletromagnéticas condensadas. As ervas citadas acima têm uma função muito importante, pois penetram na pele, auxiliando na ativação da circulação sanguínea, tendo propriedades curativas, aumentando a temperatura do corpo e eliminando gordura e diminuindo medida do corpo. Massagem com pó de ervas é mais indicado para kaphas.
A realização da massagem poderá ser utilizado diverso tipos de óleos vegetais, como por exemplo, o óleo de mostarda, de rícino (mamona), gergelim, coco, amêndoas, germe de trigo, neem, ghee.
Óleo de Mostarda (brassica alba) – É um óleo muito popular em toda a Índia, pois é utilizado tanto na culinária como na medicina ayurveda. Alivia dores musculares e diminui kapha no organismo. Aumenta o calor corporal, e em caso de dores articulares e reumatismo, a associação do óleo de mostarda com á cânfora traz bons resultados. É estimulante, alivia congestão e a lentidão corporal.
Óleo de Gergelim (sesamum indicum) – É um dos óleos mais populares do Oriente, muitas vezes é utilizado como formulação de óleos medicinais. Ele é indicado para os Vata, aumentando o Pitta e para os Kaphas poderá ser utilizado em uso moderado. Muito utilizado para alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de vata), nutrição dos cabelos e reumatismo. É tônico nutritivo, emoliente, rejuvenescedor. Utilizar o óleo de gergelim nos pés acoplado a uma massagem antes de dormir, relaxa e induz ao sono profundo.
Óleo de Coco (cocus nucifera) – utilizada no mundo todo como base para cosméticos e sabonetes. Ótimo pra pitta. Na índia é muito usado para queimaduras, eczemas e micoses pela sua propriedade anti-séptica. Nutre os pulmões e a pele, reduz as inflamações e ajuda muito a psoríase e eczemas.
Óleo de Amêndoa (prunus amygdalus) – É muito utilizado na Índia para crianças e idosos, têm propriedades mornantes e sabor doce. Deve-se colocá-lo no sol por 40 dias para aumentar suas propriedades terapêuticas; muitas vezes é misturado com leite e usado como tônico pelos lutadores indianos. É ótimo para os músculos e pele, aumenta a vitalidade, bom para os rins, alivia as dores de tensões musculares. É expectorante e emoliente.
Óleo de Rícino (ricinus communis) – conhecido também como Castor oil ou óleo de mamona, o óleo de rícino é quente, doce e amargo indicado principalmente para vata em excesso, pois alivia a secura da pele e nutre os tecidos. Produz efeito alcalino no corpo, estimulando a digestão, reduz a rigidez muscular, analgésico, atua sobre os nervos, alivia artrite, diminue as inflamações, cólicas e dores. Óleo quando utilizado internamente tem efeito laxativo.
Óleo purificado da Manteiga de Leite sem sal (Ghee – Ghi ou Ghrta) – Óleo conhecido no mundo todo pelo seu gosto e cheiro diferenciado e por dar um toque diferenciado na culinária indiana. É tônico, rejuvenescedor, afrodisíaco, digestivo, estimulante, fortalece o fígado os rins e o cérebro. Nutre os sete dathus (tecidos), aumenta o jathragni (fogo responsável pela digestão e assimilação dos alimentos). Diminui vata e pitta, aumenta kapha.
“A massagem ayurveda é a mais completa forma de massagem que conheço”, define a médica Dra. Brenda Kalil especialista em medicina ayurveda. “É uma técnica maravilhosa que relaxa os músculos, a mente e equilibra a parte energética”
Procedimentos Ayurvédicos
Na medicina ayurveda a massagem é somente um de inúmeros procedimentos terapêuticos, os quais incluem massagens específicas para equilibras cada dosha. Este conhecimento permite que o médico ou terapeuta determine não só qual tratamento e massagem devem ser usados, como também quais as ervas e óleos e as manobras ideais para o paciente.
Chikitsa é uma forma prática e segura de entender os procedimentos terapêuticos do Ayurveda sobre as patologias. Existem duas formas de aplicar Chikitsa:
A primeira chama-se SHAMANA (Purva Karma) consiste em técnicas terapêuticas aplicada sobre o paciente para reduzir os sintomas da doença. Essas técnicas envolvem todas as aplicações necessárias para diluir, conduzir, lubrificar, aquecer, esfriar, secar, nutrir, em fim, tentar equilibrar o máximo possível os Doshas que se encontram em desequilíbrio no paciente.
Shamana é uma forma de fazer o paciente retornar a sua natureza; em outras palavras, fazer o paciente retornar ao seu ponto de saúde. É aconselhável, sempre que possível, aplicar Shamana até equilibrar o paciente evitando o Shodana. Aplicar Shodana em último caso, quando o paciente encontra-se em profundo desequilíbrio crônico. Podem ser feitos de forma avulsa, para fins de relaxamento, estética ou manutenção após os tratamentos prescritos.
A segunda chama-se SHODANA (Pancha Karma) – Shodana é o Pancha karma propriamente dito, que significa terapia das cinco ações. São técnicas terapêuticas voltadas ao reequilíbrio de desarmonias no organismo. Para aplicar o Shodana é necessário que seja realizado ao mesmo tempo ou anteriormente à preparação – Shamana. O shamana poderá ser utilizado como manutenção, após o pancha karma.
Veja Alguns Shamanas (Purva Karma):
Abhyanga – (Conhecido também como Snehana Externo), conhecido também como Sneha Abhyanga (uma das terapias com uso de óleos). É uma massagem corporal e facial realizada com óleos ou ervas específicos para cada dosha que auxilia na revitalização dos tecidos do corpo (dhatus) facilitando que as toxinas sejam removidas do corpo. É considerado um dos procedimentos mais importantes do Ayurveda. No abhyanga é essencial o uso de óleos vegetais medicamentosos, sempre se utilizando de óleo morno, por todo o corp, que pode também aplicado na forma de auto-massagem.
O abhyanga tem efeito muito mais profundo que as massagens em geral, pois consegue equilibrar corpo-mente-energia. Praticado até os dias de hoje na Índia, abhyanga, que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo. Esta massagem pode ser aplicada por um terapeuta ou dois, sincronizadamente.
O abhyanga reequilibra os doshas, fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries. Promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos. Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do ayurveda, o abhyanga aumenta a força do tecido, melhora a circulação do sangue, rejuvenesce os tecidos, remove celulite, embeleza a pele, atrasa a velhice, induz ao sono sadio, promove vitalidade, pacifica desarmonias de vata, reduz toxinas e remove o stress.
O abhyanga pode se aplicado em regiões específicas do corpo, e assim recebe os nomes:
Mukhabhyanga = massagem facial
Padabhyanga = massagem nos pés
Pristhabhyanga = massagem nas costas
Shiroabhyanga = massagem na cabeça
Udwartana e Garshana – Este é um procedimento aplicado em todo o corpo (menos rosto), propicio para a perda de peso. Diferente do Garshana não se utiliza de sal grosso nem cânfora, a que a torna menos agressiva. Uma pasta ou um pó de ervas é aplicado sobre todo o corpo e massageado profundamente com movimentos específicos por dois ou um terapeuta.
Um maravilhoso tonificante da pele e dos músculos torna-se um aliado na redução de medidas após parto ou grande perda de peso. E, ainda, é eficaz na remoção de toxinas de kapha do corpo, revitalizando o sentido de toque e reduzindo celulites, ou seja, um poderoso oxigenador do corpo.
Com uma luva de seda esta é uma massagem aplicada no corpo, (menos rosto e cabeça), utilizando-se óleo vegetal morno acoplado com ervas em pó, as quais podem conter cânfora, sal grosso ou black salt. O Garshana é um tratamento herbário especializado para redução de peso.
Melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos, diminuindo a flacidez e o peso, reduzindo celulite e removendo toxinas de Kapha, proporcionando uma maravilhosa esfoliação no corpo.
Chavutti Thirummal – Essa massagem é típica do Kerala, sul da Índia, está associada a três outras tradições: o Kalaripayattu (arte marcial indiana), o Kathakali (dança clássica) e o Ayurveda (sistema de medicina indiana). No Kalaripayuattu, assim como no Kathakali exige-se dos praticantes excelente forma física, flexibilidade, resistência e soltura.
De todas as formas de massagem, chavutti é a que proporciona pressão mais profunda com uniformidade, pois nesse estilo de massagem o especialista desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais. Para o terapeuta poder se equilibrar ele se apóia em uma corda ou um banquinho. Chavutti é indicada para dores musculares, desnutrição, rigidez, edema, estresse, insônia.
Marma Abhyanga, Marma Shastra ou Massagem Marma – Os marmas se assemelham aos pontos da acupuntura em suas propriedades e finalidades. Às vezes, são referidos a eles como “pontos de acupressão ayurvédicos”. No entanto, devemos ter cuidado para não simplesmente igualarmos os marmas aos pontos de acupuntura.
(trecho retirado do livro: Ayurveda e a Terapia Marma – Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade, Editora Madras)
Marmas são várias regiões no corpo onde se encontram: articulações, ossos, ligamentos, músculos e vasos (linfa, artérias, veias e nervos). Também conhecidos como pontos energéticos, estes 107 principais pontos são sensíveis e se os circularmos gentilmente com a ponta dos dedos as toxinas serão liberadas e expelidas pelo corpo.
Utilizamos os marmas como diversas formas terapêuticas no ayurveda, inserido dentro da massagem ou de forma avulsa, utilizando-se acupressão, óleos essenciais, tratamento prânico, agulhas, aplicação de ervas, sangria, aplicação de calor.
Kumara Abhyanga – Massagem específica para bebês, que é conhecida erroneamente no ocidente como Shantala. A massagem em bebês é muito parecida com o abhyanga, modificando o tipo de óleo, duração e sua aplicação em determinados pontos do corpo. Após a massagem o bebê é submetido a um tipo de “defumação” que na Índia é conhecido como dhumapa.
Há muito tempo à massagem integra a vida cotidiana na Índia. De acordo com o costume do ayurveda, receber uma massagem por semanal é recomendado para homens e mulheres que queiram manter o equilíbrio saudável dos doshas.
Escolha um bom profissional com experiência e conhecimento no assunto e marque o seu horário. Cada massagem dura em média uma hora. Em alguns casos poderá ser realizado logo após a massagem o Shirodhara que é uma técnica maravilhosa ou o swedana que é uma técnica de sudorese, ambos os procedimentos estaremos falando com mais detalhes em outro artigo.
Escrito por Erick Schulz – escrito, terapeuta, professor e consultor de ayurveda e diretor do Instituto Naradeva Shala – www.naradeva.com.br
Erick foi criado nos moldes tradicionais do Sanatana Dharma (sabedoria Perene). Aos 15 anos de idade por influência de sua mãe e por decorrência da fundação do Instituto Naradeva Shala em 1994, começou a se aprofundar nos estudos do ayurveda e yoga.
Estudou yoga e ayurveda no Brasil, Índia e Argentina se especializando nessa milenar arte e ciência e sendo reconhecido em todo o Brasil e Exterior.
Entre seus certificados de ayurveda, destaca-se para aqueles obtidos no Arya Vaidya Shala, Cochin/Índia e no Arya Vaidya Pharmacy Training Academy, Coimbatore/Índia, este com o qual mantém constante contato e treinamento.
Ministra aula de ayurveda em diversos estados do Brasil, no Chile e Argentina. Fazendo parte do corpo docente do Instituto Naradeva Shala e da Escola Latino-Americana de Ayurveda.
Aluno direto do Dr. Robert Svoboda, o primeiro Ocidental a se formar como Vaidya (médico ayurvédico) na Índia.
É diretor do Instituto de Cultura Hindu Naradeva Shala e Diretor e Instrutor (Gnana Dhatha Acharya) do Ashram Sarva Mangalam da Suddha Dharma Mandalam na cidade de São Paulo/SP.
Editor chefe da Editora Naradeva (Naradeva Prakshana).